segunda-feira, 1 de outubro de 2012


Critérios de Avaliação de Software Educativos:
 
Análise do "Jogo das Sílabas" Smart Kids  

Interação Aluno - Professor - SE

O jogo pode ser jogado por dois alunos, cada criança escolhe com quem vai jogar e permite
 interação durante o jogo. O professor funcionará apenas como mediador do processo, pois os alunos são capaz 
es de realizar as atividades.
 Facilidade de uso:

O aluno precisa ter domínio do uso do mouse, pois a interação com o jogo é basicamente por essa ferramenta; 
Recursos motivacionais:
O jogo não possui, mas narrador , mas a interface do jogo é bem estruturada e colorida. O jogo  oferece possibilidade de continuação para uma próxima fase, basta escolher outra sílaba para jogar.

Adequação de atividades pedagógicas:
O trabalho com as sílabas é um conteúdo importante da Educação Infantil,  portanto é necessário que o professor já tenha trabalhado as sílabas antes para que o jogo se torne um complemento do processo de ensino/ aprendizagem
Interatividade Educacional:
O jogo permite que a criança conheça várias sílabas e palavras que iniciam com as sílabas escolhidas.

Favorecimento do papel facilitador do professor:
O professor pode ser um mediador do processo de ensino/ aprendizagem, se trabalhar anteriormente a temática.
Fundamentação Pedagógica
O aluno tem a possibilidade de experimentar varias sílabas e conhecer muitas palavras. O erro não é considerado motivo para termino do jogo, o aluno pode continuar tentando até acertar.

Conteúdo: Sílabas

Pertinência do conteúdo:
O conteúdo explorado na atividade faz parte do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (matemática) que prevê o trabalho com cores e formas.

Atualidade do conteúdo e metodologia:
De forma lúdica, este jogo auxilia o professor na complementação de atividades realizadas em sala. 

Conhecimentos prévios:
O aluno deve ter conhecimento tanto da grafia, quanto do som  das sílabas. 

Programação:
O jogo é tem uma aparência bem organizadas.

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